Evento empresarial ajudou na capacitação de empreendedores e gestores públicos

Durante o evento VIII Fomenta Nacional, realizado em Brasília – Distrito Federal – nos dias 28 e 29 de novembro de 2017, mais de 800 pessoas tiveram a oportunidade de participarem das oficinas que abordaram compras públicas. No total, foram nove capacitações, sendo algumas delas voltadas exclusivamente para gestores do setor público e outras para empreendedores. Essas oficinas passaram para os gestores e empresários presentes durante o evento, as oportunidades oferecidas pela “Lei Complementar 123/2006”, que esclarece a forma de tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas na realização das compras governamentais.

“Passamos a adotar uma forma de treinamento muito mais lúdico e prático para que houvesse mais esclarecimento entre os gestores, permitindo assim que houvesse um entendimento com a forma de utilizar os benefícios gerados pela Lei Geral”, afirmou a coordenadora do “Fomenta” pelo Sebrae no Distrito Federal, Andrea Magalhães. Também foram abordados Agricultura na Chamada Pública e Regras de Licitação para o Gestor Público. As abordagens foram feitas em duas oficinas: “Saiba sobre as regras voltadas para a licitação e adquira uma nova carteira de clientes” e “Como conquistar e manter um contato referente a licitação praticada com o governo”. A primeira oficina se focou na legislação vigente voltada para os microempreendedores individuais e para as micro e pequenas empresas interessadas em realizar compras públicas.

A segunda oficina se dispôs a ensinar os empreendedores a acompanhar e fiscalizar os serviços prestados ao poder público, conseguindo cumprir todos os prazos e metas estabelecidos junto aos contratantes.

“Isso acaba sendo uma forma bastante produtiva e intuitiva, principalmente, para aqueles que já tem um fornecimento voltado para o abastecimento do setor público, conseguindo assim abranger o máximo possível de possibilidades de venda para o governo, o que irá também abrir um leque de possibilidades. Conseguimos desenvolver um amplo conhecimento das leis de licitação e conseguimos lidar com a documentação obrigatória neste contexto. Em vista disso, o incentivo destas oficinas agregam mais oportunidades de novos negócios de um modo geral”, afirmou a participante do evento, Raquel Leitão.