Contabilidade internacional é tema de livro lançado por sócio de Ricardo Tosto

Em 26 de outubro de 2017, Carlos Henrique Crosata Delgado lançou sua obra batizada de “Contabilidade IFRS e IRPJ – Efeitos da nova contabilidade internacional sobre a tributação da renda”. O profissional e agora escritor é atualmente um membro da advocacia Leite, Tosto e Barros, estabelecimento onde também atua Ricardo Tosto. O livro que possui como base a própria experiência do autor acerca do assunto, foi publicado pela editora Lumen Júris, mesma responsável pela organização de um evento para lançá-lo na Livraria da Vila, na capital paulista.

As questões abordadas pelo sócio de Ricardo Tosto através de seu livro são tidas como de suma importância para quem trabalha na área jurídica, uma vez que se trata de algo presente no Brasil e em todos os outros países que pautam seus serviços na contabilidade internacional. Por possuir grande complexidade, conforme estudiosos do assunto, o tema também é considerado de profunda repercussão em diversos segmentos, sobretudo naqueles que atuam relacionados à economia.

Uma das siglas presentes do título da obra, a terminologia IFRS (International Financial Reporting Standards) refere-se a uma prática considerada como desafiadora por quem atua no campo jurídico, esclarece Delgado. Segundo o autor e parceiro de trabalho de Ricardo Tosto, isso ocorre em razão dos trâmites contábeis internacionais demandarem consultas às novas leis e ao Código Tributário Nacional para que os profissionais responsáveis possam saber a origem dos fatos contábeis que geram a obrigação tributária de rendas declaradas.

O livro de Delgado é classificado como de ordem técnica, servindo como norteador aos leitores que trabalham na área jurídica. O volume conta com 316 páginas e passará a ser vendido por R$ 88,00 em algumas livrarias do país. Sobre a vida acadêmica do autor, sabe-se que ele foi aluno da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), onde se formou em Direito. Na USP (Universidade de São Paulo) ele se dedicou à conclusão de seu mestrado. Além disso, o advogado e escritor é detentor de várias especializações convergentes à área jurídica, assim como o sócio-fundador da Leite, Tosto e Barros, Ricardo Tosto.

Embora possua formação acadêmica para atuar em diversas áreas do saber jurídico, Delgado possui especial predileção pelos seguimentos que lidam com tributos e contencioso. Em relação à sua trajetória profissional, o autor já trabalhou na área jurídica de uma multinacional, como defensor em processos de natureza empresarial e também como gestor de uma empresa. Dentre suas atuações de maior destaque, o advogado é lembrado pela presença em um processo de uma organização que trabalha com derivados de cana.

Além de Delgado e Ricardo Tosto, muitos outros profissionais compõem o escritório Leite, Tosto e Barros. Presentes em Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, as unidades da advocacia possuem estrutura para o recebimento de causas de diferentes origens. Preocupados com o nível dos serviços oferecidos, os sócios procuram submeter os trabalhos da instituição a constantes avaliações de renomados diretórios jurídicos. Em 2017 foi a vez da empresa ser analisada pelo Chambers Latin America e pelo Latin Lawyer 250, dentre outras organizações com funções semelhantes.